A Cirurgia Plástica é uma das áreas mais amplas da Medicina. Atua no formato e no contorno das estruturas do corpo e da face além de visar reestabelecer e/ou otimizar a função e a estética das regiões. Os tratamentos podem ser cirúrgicos ou não-cirúrgicos (minimamente invasivos) e são indicados de caso a caso.
A Cirurgia Plástica Reparadora trata de diversos tipos de tumores e cânceres e da reconstrução das estruturas acometidas após seu tratamento (câncer de pele, câncer de partes moles, câncer de mama) e de reparação das estruturas e de sua função após traumas (acidentes, queimaduras) ou feridas. Já a Cirurgia Plástica Estética atua nos formatos e contornos do corpo e da face visando otimizar e/ou rejuvenescer a estética das regiões. Estética e Reparadora devem sempre andar juntas. Não há sentido melhorar a estética de alguma região e isso prejudicar sua função. Como para qualquer tratamento médico, procedimentos (sejam eles cirúrgicos e não-cirúrgicos) devem ser indicados após avaliação cautelosa de caso a caso, discutindo-se prós e contras assim como alinhando-se expectativas.A cirurgia plástica abrange procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos não só de cunho estético mas também de cunho reparador e funcional. Assim, existem diversas condições para as quais o tratamento pode (e deve) ser coberto (parcialmente ou completamente) pelo convênio do paciente.
Muitos pacientes desconhecem porém são exemplos de procedimentos de cirurgia plástica que podem ser cobertas pelos planos de sáude:
A necessidade e indicação de cada cirurgia depende de caso a caso e deve ser avaliada e discutida em conjunto com o cirurgião plástico.
Os valores de uma cirurgia plástica dependem de diversas variáveis. O tipo de cirurgia assim como a técnica que será utilizada são alguns dos fatores. Além disso, a necessidade de prótese e do tipo de modelo de prótese também devem ser levadas em conta. Valores hospitalares também mudam conforme a duração e o tipo de cirurgia. Para dar um exemplo disto podemos citar a lipoaspiração. Diversos hospitais têm valores diferentes para lipoaspiração de 1 hora ou de 2 horas ou de 3 horas.
Outra coisa que pode influenciar significativamente os valores é a associação de procedimento(s) coberto(s) pelo convênio. Quando procedimentos reparadores (cobertos pelo plano) são feito em conjunto com procedimentos estéticos há descontos nos valores hospitalares assim como há reembolso ao paciente de parte dos honorários médicos pelos procedimentos reparadores realizados. Assim, só após uma avaliação médica e discussão minuciosa de quais procedimentos estão indicados é que podemos determinar valores da cirurgia.
• Rinoplastia Ultrassônica;
• Cirurgia do Nariz (Rinoplastia);
• Bioplastia ou Rinomodelação.