Deficiência de Testosterona
Texto retirado do instagram @drbrunonascimento
É fato que nos últimos anos houve uma explosão de propagandas e informações sobre este hormônio, muitas delas realizadas tendo os pacientes como público alvo. Vamos esclarecer alguns pontos: A testosterona é um hormônio muito importante e com função extremamente ampla, tendo ações na modulação do desejo sexual (libido), na ereção, no ganho de massa muscular, perda de gordura (principalmente abdominal), na regulação da glicose, na saúde dos ossos, dentre muitos outros... Apesar disso, a definição e o diagnóstico de sua deficiência podem ser complexos e exigem cuidado. Muitos sintomas da falta do hormônio podem facilmente ser confundidos com sintomas de stress crônico ou depressão, tão frequentes nos dias atuais.
A falta de informação e os excessos de alguns médicos que prometem milagres em pílulas ou injeções criaram um cenário atual em que até 25% dos homens que recebem testosterona não tiveram o diagnóstico feito corretamente e uma porcentagem ainda maior de pacientes que realmente precisaria de reposição não a recebem.
O diagnóstico rigoroso passa por ao menos dois exames laboratoriais documentando baixo nível sérico (<300ng/dl) ou níveis baixos (entre 300 e 400ng/dl) e sintomas. A escolha de como repor a testosterona (pílulas que estimulam a produção deste hormônio, cremes, injeções de curta ou longa duração, e até implantes) é dinâmica, depende de algumas características laboratoriais e preferencia do paciente.
Já está claro na literatura médica que a reposição deste hormônio para níveis normais, que é sempre o objetivo da reposição responsável, não aumenta o risco de Câncer de Próstata. É muito importante, no entanto, termos certeza de que o paciente que irá começar um reposição hormonal não tem um Câncer oculto e, portanto, uma avalição criteriosa da próstata é fundamental. Esta pode ser feita com a coleta do PSA sérico, do toque retal, de exames como a ressonância magnética e até de uma biopsia prostática.
Se você sofre com os sintomas descritos aqui, procure um especialista e discuta se a reposição é uma opção para você. Os benefícios da reposição hormonal bem indicada são dramáticos e costumam melhorar muito a saúde global e sexual dos homens que sofrem com este problema.
Texto autoral
Dr Bruno Nascimento
Medicina Sexual e Andrologia
CRM: 150591