Refluxo Gastroesofágico

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma doença em que os ácidos presentes no estômago refluem ao esôfago em direção a boca , através de uma válvula de contenção enfraquecida, causando dor e inflamação. A inflamação crônica sem tratamento pode levar a complicações, e em casos mais graves, maior probabilidade de câncer de esôfago.

Os principais sintomas da DRGE são:
• Sensação de queimação no peito (Azia);
• Gosto azedo no fundo da boca;
• Eructações (arrotos) frequentes;
• Sensação de regurgitação, principalmente ao se deitar.

Existem vários fatores predisponentes para a DRGE, incluindo fatores anatômicos e comportamentais. Dentre os fatores anatômicos destacam-se a presença de hérnia de hiato (quando parte do estômago desliza pelo diafragma para dentro do tórax), contração ineficiente do Esfíncter Inferior do Esôfago (responsável pela contenção do conteúdo ácido do estômago) e aumento importante da pressão abdominal como em casos de excesso de peso e gestação.
Dentre as medidas comportamentais destaca-se o tabagismo, o consumo de café, álcool, gorduras e frituras, bebidas gaseificadas e chocolate.
O diagnóstico da doença do Refluxo Gastroesofágico envolve a história clínica, exame físico e alguns exames diagnósticos complementares, que devem ser individualizados a partir de cada caso.
O tratamento da DRGE é múltiplo e se inicia com medidas comportamentais como mudanças dietéticas e controle do peso. Evitar deitar logo após as refeições também é uma medida efetiva para o controle do DRGE.
Normalmente se associa às medidas comportamentais o tratamento com medicamentos, para reduzir a quantidade de ácido secretado pelo estômago, assim como ajudar o esôfago e o estômago a esvaziarem mais rápido.
Para casos específicos, em que o tratamento clínico é ineficaz ou refratário, pode-se propor o tratamento cirúrgico em que se reforça a musculatura do hiato esofágico e se cria uma válvula que auxilia na contenção do refluxo. A cirurgia é realizada de forma laparoscópica e normalmente o processo de recuperação após a cirurgia é rápido.