Cirurgia da Papada (Cervicoplastia)
Dr. Marcelo Carvas

É comum as pessoas falarem que dá para saber a idade de alguém olhando para o pescoço dela. De fato, com o envelhecimento, a perda de elasticidade da pele, o surgimento de rugas assim como o acúmulo de pele e gordura no pescoço podem marcar bastante com o passar dos anos.

A Cervicoplastia visa melhorar o contorno do pescoço e rejuvenescer esta região para deixá-la em harmonia com a face. A cirurgia tem diversas técnicas que podem ser aplicadas dependendo de cada caso.

Quando a presença de “queixo-duplo” é por excesso de gordura no local é possível melhorar o contorno do pescoço somente com uma lipoaspiração da região.

Quando houver um afastamento dos músculos do pescoço pode ser necessário um corte camuflado abaixo do queixo para a correção do problema. Nos casos em que há muito excesso de pele pode ser indicada a remoção de pele através de um corte atrás das orelhas.

A cervicoplastia pode ser feita isoladamente ou juntamente com outros procedimentos como a cirurgia de face (ritidoplastia) e/ou a cirurgia das pálpebras (blefaroplastia).

O tipo de técnica ideal varia de caso a caso e é determinada na avaliação e no exame físico pelo cirurgião plástico. Como para qualquer cirurgia, a indicação de cirurgia assim como seus resultados e suas limitações devem ser discutidas com seu cirurgião plástico.

Consulte seu cirurgião para determinar o que é o mais indicado para o seu caso.