Cirurgia íntima - Ninfoplastia ou Labioplastia

Dr. Marcelo Carvas

Trata-se da cirurgia para tratamento da hipertrofia (crescimento excessivo) e/ou correção de assimetria tanto dos pequenos lábios quanto dos grandes lábios. Tais alterações podem gerar desconforto físico, psicológico e social às pacientes além de poderem ocasionar dor às relações (dispareunia).

Além disso, como o passar dos anos, também é comum haver uma diminuição do volume dos grandes lábio (ficando com aspecto de estarem “murchos”). Assim, uma outra possível abordagem que pode ser feita na região genital é o preenchimento com gordura ou com outros preenchedores a fim de restaurar o volume típico da região.

A cirurgia ganhou mais notoriedade nos últimos anos apesar de já existir faz tempo. Hoje, além da cirurgia também existem opções não-cirúrgicas para casos mais brando. Entre elas, terapia com laser e radiofrequência.

A cirurgia visa remover os excesso de pele e/ou mucosa dos pequenos e/ou grandes lábios através de cicatrizes que ficam escondidas em sulcos naturais. Quando isolada, a cirurgia pode ser feita com local com sedação ou anestesia geral e dura menos de uma hora. Existem diversas técnicas e tipos de cicatrizes para esta cirurgia.

O tipo de técnica ideal varia de caso a caso e é determinada na avaliação e no exame físico feito pelo cirurgião plástico. Como para qualquer cirurgia, a indicação de cirurgia assim como seus resultados e suas limitações devem ser discutidas com seu cirurgião plástico. Antes da cirurgia, exames pré-operatórios assim como uma avaliação de saúde geral deve sempre ser feita.