O plexo hemorroidário é um conjunto de coxins vasculares normais compostos de arteríolas, vênulas e conexões artério-venosas sustentadas por tecido fibromuscular que se localiza no canal anal, com as funções de auxiliar na continência fecal e realizar a drenagem venosa da região.

Quando o plexo hemorroidário perde seu tecido de sustentação e se protrui para a luz do canal anal, passa a ocasionar sintomas e é assim chamado de Doença Hemorroidária.

Vários são os fatores predisponentes para a doença hemorroidária como: Hereditariedade, gestação, constipação crônica e força ao evacuar, dieta pobre em fibras, ganho de peso e obesidade.

Os principais sintomas associados a doença hemorroidária são: sangramentos, principalmente ao evacuar, nódulo em região anal com desconforto, dor ou prurido.

As hemorroidas podem ser internas ou externas. As hemorroidas internas, mais comuns, são classificadas em graus, em relação a sua exteriorização pela borda anal:
• Grau I - não se exterioriza pela borda anal;
• Grau II - exteriorização com retorno espontâneo;
• Grau III - exteriorização com retorno manobra digital;
• Grau IV - exteriorização sem retorno.

As opções de tratamento da doença hemorroida são amplas, e dependem do grau da doença e sintomatologia que o paciente apresenta. Pode variar desde medidas dietéticas e comportamentais até o tratamento cirúrgico, sendo importante a avaliação do especialista para a melhor condução de cada caso.


Cirurgião formado pela USP

Dr. Filippe Camarotto Mota
CRM 150.703
Cirurgia do Aparelho Digestivo
Cirurgia de Obesidade e Metabólica
Coloproctologia

Formação

  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP
  • Residência Médica em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP
  • Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP
  • Título de Especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
  • Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
Além da sua formação acadêmica e especialização na Faculdade de Medicina da USP, obteve experiências internacionais na Harvard Medical School e Stanford School of Medicine. Atualmente desenvolve atividades assistenciais e científicas junto a Unidade de Cirugia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O Dr. Filippe Camarotto Mota também atende no Hospital Israelita Albert Einstein, unidade Morumbi.
Av. Albert Einstein, 627, bloco A1 2ºandar, sala 223,
CEP 03178-200, São Paulo-SP.
Contato: (011)21515223, (011)21513513, (011)35014380.